A principais praias próximas de Canoa quebrada
Praias impressionantes: embora Canoa Quebrada seja a praia mais popular do litoral cearense, oferece quilômetros de praias desertas e paradisíacas que ainda possuem alguns dos lugares mais inusitados.
A maioria dos visitantes escolhe um buggy, um 4×4 ou um passeio de barco para chegar a estas verdadeiras obras de arte da natureza.
A oeste da vila está o rio Jaguaribe, que se junta ao mar, criando um ambiente mais que favorável para o kitesurf e oferecendo uma paisagem exuberante aos olhos dos turistas que fazem um passeio de barco descontraído.
No lado oriental, há uma sucessão de praias que seguem sutilmente as variações de cor e forma das falésias desenhadas pela natureza ao longo de milhares de anos.
Cada praia tem a sua característica particular, sempre em contraste com a imensa extensão de dunas de areia fina dourada, típica da região e por vezes com mais de 40 metros de altura.
Desde a Canoa Quebrada, a estrada passa: Praia de Estevão, Porto Canoa, Majorlândia, Quixaba, Lagoa do Mato, Fontainha, Retirinho, Retiro Grande, Ponta Grossa, Redonda, Peroba, Picos, Icapuí, etc.
Veja agora a lista das mais visitadas e praias proximas de Canoa quebrada:
1- Praia de Majorlândia
A praia de Majorlândia fica mesmo ao lado de Canoa Quebrada , a cerca de 4 km a pé na areia. Tomada pelos coqueiros e pelas falésias, esta outra aldeia de Aracati parece ainda mais rústica para quem chega e logo vê inúmeras jangadas de pescadores locais ancoradas no mar.
E as águas lá são mais fortes, fazendo a alegria dos muitos surfistas que freqüentam seu mar para pegar algumas ondas. A estrutura é boa, embora mais simples, e há opções de pousadas e bares para atender ao gosto de todos. E, claro, os frutos do mar dominam a cozinha lá.
Enfim O turismo em Majorlândia é muito bom, embora já esteja a aproveitar o elevado número de visitantes de Canoa Quebrada. Por outro lado, os preços são mais baixos e a praia é mais vazia mesmo em época alta.
Seu maior destaque são as imensas esculturas de areia do artista Local, que esculpiu as falésias da aldeia em formatos que produzem grandes fotos.
E dizem que Majorlândia é a origem da gravura em silicone: a arte de fazer desenhos em areia dentro de garrafas de vidro – hoje tão famosa como uma lembrança para quem visita o Nordeste. Portanto, não se esqueça de comprar um dos originais quando visitar a aldeia.
Tão perto de Canoa Quebrada e ainda mais reservado para aqueles que querem descansar nas férias, definitivamente compensa uma caminhada por lá.
2- Praia de Ponta Grossa
A 40 km de Aracati fica o município de Icapuí. E há a praia de Ponta Grossa, que certamente vale a pena visitar para quem tem tempo para esticar a viagem. A propósito, é uma parada quase obrigatória: já foi escolhida como a mais bela do Ceará e uma das mais belas de todo o Brasil.
Todo este reconhecimento deve-se não só à paisagem comum da região, de falésias avermelhadas e enormes dunas, mas também ao mar reflectido e à natureza preservada do local.
Ainda mais Com as dunas quase mergulhando no mar, formam-se exuberantes piscinas naturais na maré baixa, entre as formações rochosas da areia. Há até uma fonte de água doce que vai para a praia – e toda uma combinação de cores que só se pode acreditar ao olhar para ela.
Enfim Para muitos é uma viagem de ida e volta de Canoa Quebrada (ou para Fortaleza, a 200 km de distância), porque não há muita infra-estrutura na vila. Mas esta é a mesma intenção, manter o destino intacto e quase deserto, para as crianças sortudas que lá chegam para admirar esta obra da natureza.
Dessa forma Há ainda um componente histórico na praia de Ponta Grossa. Segundo a lenda dos nativos, foi lá que o navegador espanhol Vicente Pinzón desembarcou dois meses antes de Pedro Álvares Cabral chegar a Porto Seguro, mas nada foi registado, pois não foi uma viagem oficial, pois não?
3- Praia Redonda
Enfim Outra praia do Icapuí está praticamente presa em Ponta Grossa, nomeadamente a Praia Redonda.
Com um mar de águas calmas adequado para um bom mergulho, já tem falésias mais claras de cor laranja ou amarelada – ao contrário do vermelho mais forte para Canoa Quebrada.
A vegetação da caatinga quase chega à areia e os coqueiros existentes não removem o ambiente interior que o local representa.
É uma das praias mais rústicas da região, e também a que dá a sensação de que o tempo fica parado – tudo o que muitas pessoas procuram nas férias.
Algumas jangadas de pesca estão mostrando as faces, mas em geral não há muito movimento.
No entanto, Redonda tem uma estrutura de bares e quiosques que servem os turistas, e até mesmo algumas pousadas.
E ao seu lado, na praia chamada Requenguela, os manguezais encontram-se com o mar: na maré baixa, que vai até 2 km atrás, pode-se caminhar e observar a paisagem dos manguezais no meio da praia.