Pontos Turísticos de Canoa Quebrada
Os Pontos Turísticos de Canoa Quebrada oferece a seus visitantes uma ampla variedade de passeios ecológicos pelos melhores pontos da região. Os mais procurados
são os passeios de buggy ou passeios mistos, buggy e barco pelo Rio Jaguaribe, para os mais aventureiros tem passeios de jangada, para pente em vôo duplo, cavalo e quadriculo. Entre os pontos mais tradicionais se encontram:
Ponta Grossa: passando pelas praias de Majorlandia, Lagoa do Mato, Quixaba, Retirinho, Fontainha, Retiro Grande e Ponta Grossa. Pode-se continuar o passeio até Peroba, passando pela praia de Redonda (Paisagisticamente muito atrativa, com cavernas e formações rochosas imponentes).
Lagoas e Rio Jaguaribe: Percurso pelas dunas ou pela praia, passando pelas lagoas,cumbe e manguezais ate a Foz do rio Jaguaribe no encontro do rio com o mar. Os manguezais são ecossistemas muito complexos e muito importantes para reprodução de muitas espécies de caranguejos, peixes e camarões.
Cumbe: Pode-se chegar pelas dunas, pela estrada, ou Beirada. Já no Cumbe conta com vários sítios que possuem acesso ao Rio Jaguaribe e ao “Pesque Pague” nos criadeiros de camarão e peixe. Os sitios contam com restaurantes, o cardápio varia entre peixes, camarões, caranguejos, ostras, sururú e sirí.
Duna Pôr do Sol: Um dos maiores espetáculos do nordeste e o Pôr do sol em cima da maior duna de Canoa Quebrada. Dizem que este pôr-do-sol visto por apaixonados sempre termina em casamento. Percorre o vilarejo até a duna. Uma boa opção para conhecer a vila desde o ponto mais alto de Canoa.
Oásis nas Lagoas: Entre Enormes Dunas e lagoas de água doce encontram-se algumas barracas nas beiras das lagoas que oferecem almoços a base de peixe, camarão, ostras e caranguejos. O passeio pode ser combinado com o buggueiro e passar uma tarde de sossego e harmonia nas dunas de canoa quebrada com dereito a um relaxante banho nas lagoas de água doce.
Rio Jaguaribe: percorrendo o Rio Jaguaribe até sua foz, visitando pontos turísticos como o Ninhal das Garças, Ilha do pinto, pedra do chapéu (antigo forte), Canal do Amor e a barra do Jaguaribe, encontro do rio com o mar formando o Delta do Jaguaribe, local onde começou a colonização do Ceará e que é a parada para um refrescante banho. As trilhas entre a vegetação nativa de mangue, com raízes expostas de forma escultural, surgem uma aventura inesquecível.